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Escassez de contêineres: valor do frete da Ásia para o Brasil chegou a US$ 10 mil neste ano.
08/08/2022

Dados são referentes à média de preços de mais de 12 mil cargas transportadas de 2020 para cá; negócios com países asiáticos são os mais caros para empresas brasileiras

Impacto direto da escassez de contêineres no valor dos fretes asiáticos para o Brasil, de acordo com a Kestraa. Segundo dados da startup especializada na movimentação de cargas do comércio exterior, a média do valor do frete da Ásia, chegou a US$ 6,67 mil em junho deste ano, um salto de 363% em relação ao mesmo período de 2020. No entanto, a maior alta deste ano foi em fevereiro, quando o preço do frete asiático aumentou em 427%, chegando a US$ 10mil.

Os dados são referentes à média de preços de mais de 12 mil cargas transportadas de 2020 para cá, sem considerar transações de custo muito elevado ou muito baixo. No comparativo, também houve alta no frete global com rumo ao Brasil, que cresceu 67% - de US$ 1,6 mil para US$ 2,6 mil.

Segundo o sócio fundador da Kestraa, Marcelo Matos, essa alta se deu pela retirada considerável de contêineres do mercado – mas não só. “Mesmo após a reabertura esse número permaneceu reduzido, aumentando a demanda por mais rotas e equipamentos, o que contrasta com a redução de ofertas, elevando os preços”, explicou.

A diferença entre os preços do frete global e do frete da Ásia é explicada pelo modal utilizado para transportar a carga, podendo ser usado modais terrestres, entre países da América do Sul, e modais marítimos e aéreos, entre países mais distantes. Contudo, o aumento dos valores para modais iguais deve-se à alta busca para pouca oferta.

MAIS QUE PANDEMIA E GUERRA, ALTA DEMANDA GLOBAL

A pandemia de Covid-19 e a Guerra na Ucrânia podem ter acentuado a escassez de contêineres no mundo, mas esse problema não é exatamente novo – e é mais estrutural do que ocasional. Antes da crise sanitária que impactou as cadeias de suprimento ao redor do globo, outra questão que provoca a escassez é a alta demanda nos países desenvolvidos, como os Estados Unidos.

De acordo com o especialista Rodrigo Guerra, CFO da Comexport, o aumento da demanda nos EUA é, provavelmente, o efeito mais grave de todos. “[No auge da pandemia] houve um aumento de mais de 30% no consumo americano, causado pelo fato de as pessoas terem ido para casa e aumentado o consumo de produtos em detrimento do consumo de serviços”, explicou.

Segundo o executivo, não existe uma solução mágica. “O preço do contêiner é o que ele é. O que dá para fazer é estabelecer um preço médio quando o dólar cair, estabelecendo um valor que tenha margem de lucro. Não estamos em um momento para ser heróis e ganhar dinheiro com especulação”, avaliou.

 

Fonte: Christian Presa. Mundo Logística. 2022. Disponivel em: https://mundologistica.com.br/noticias/escassez-de-conteineres-valor-do-frete-da-asia-para-o-brasil-chegou-a-us$-10-mil-neste-ano



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