Voltar
Economia: PIB do Transporte Brasileiro teve crescimento de 11,4% em 2021
07/03/2022

Informação foi divulgada na última sexta-feira (4) como parte do Radar CNT do Transporte; na avaliação do último trimestre de 2021, o setor cresceu 2,6% quando comparado com o trimestre imediatamente anterior.

Apesar do impacto causado pela pandemia de Covid-19 nos últimos dois anos, o transporte brasileiro está em período de recuperação. De acordo com dados divulgados pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), o setor cresceu 11,4%, contra 4,6% do PIB geral, em relação a 2020. Naquele ano, os percentuais tinham sido, respectivamente, -8,4% e -3,9%.

Trata-se do primeiro dado positivo do período de pandemia. A análise faz parte do Radar CNT do Transporte, divulgado pela entidade na última sexta-feira (4).

“Os números do PIB hoje apresentados são muito positivos, indicando uma retomada econômica importante, apesar de os impactos da pandemia ainda se mostrarem presentes. O forte crescimento do transporte reforça a relevância do setor e o nosso compromisso em promover o desenvolvimento do Brasil.” – Vander Costa, presidente da CNT.


Na avaliação do último trimestre de 2021, o setor cresceu 2,6% quando comparado com o trimestre imediatamente anterior. Já o PIB geral mostrou um leve desempenho positivo, de 0,5%, no mesmo período. A avaliação do indicador realizada pela CNT leva em conta a divulgação do PIB pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As expectativas do bom desempenho do setor estão diretamente relacionadas ao próprio crescimento da economia. Sua continuidade em 2022 dependerá da estabilização do atual cenário externo turbulento, que pode afetar os preços internos e a movimentação de dólares no país e, consequentemente, a taxa de câmbio nacional.

Para conferir os detalhes na íntegra, basta acessar a página oficial do Radar CNT do Transporte (https://www.cnt.org.br/analises-transporte). 

Fonte: Redação com informações da agência CNT. 2022. Disponivel em: https://revistamundologistica.com.br/noticias/economia-pib-do-transporte-brasileiro-teve-crescimento-de-114-em-2021



Rudlog Transportes e Logística Ltda
Estrada Fernando Nobre, 310 - Parque Rincão Cotia - São Paulo - CEP: 06705-490
(11) 4613-1380
comercial@rudlog.com.br